quarta-feira, 31 de agosto de 2016

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Especialidade Administração





1. Defina administração e qual a sua importância nos aspectos da vida humana?

             Definição              
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).
              Muitas são as definições de administração, mas vamos trazer 2 delas. 
              
              Antiga 
            "Administrar significa fazer uma leitura dos objetivos propostos pelas instituições e empresas e transformá-los em ação organizacional partindo das funções administrativas ou seja do planejamento, organização, direção e controle através do esforço de todos, realizado em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos propostos da maneira mais adequada à situação.
              Nova
                            "Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de pessoas e recursos a fim de alcançar objetivos. "

              Importância

A grande maioria das pessoas acham que a Administração só está presente dentro das empresas e escritórios e só é necessária para esses dois meios. SQN A administração está muito mais ligada ao nosso cotidiano do que nos imaginamos e tem muita importância no dia a dia.  Começando pelos lares das pessoas.Para se manterem em ordem é preciso saber organizar, estabelecer regras, resolver problemas, realizar melhorias.Os lares bem sucedidos e que convivem em paz são aqueles bem administrados pelos chefes de família. Aliás, os lares são parecidos com as empresas,pois possuem os chefes que decidem, estabelecem as normas, resolvem problemas. As pessoas que convivem juntos tem de se entenderem conviverem em harmonia, se ajudar como uma equipe e isso só é possível graças a capacidade das pessoas em gerir seus lares. Assim é em uma liderança de um clube de desbravadores, onde há uma líder que rege pessoas recursos e tempo. Não imagino um mundo sem administradores. 

  2. Defina os seguintes elementos da administração:

a) Previsão
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de prever; antevisão, presciência.
  2. 2.
    m.q. PRESSÁGIO.
  3. 3.
    antecipação, na base de suposições, do que ainda não aconteceu; conjectura.
  4. 4.
    cálculo do que é necessário, e do seu custo, para a consecução de um projeto, um programa de governo etc., feito antecipadamente; orçamento, estimativa.
    "não tem p. do que vai gastar com a reforma do apartamento"
  5. 5.
    m.q. PREVENÇÃO ('conjunto de medidas').
    "p. de acidentes"
Origem
⊙ ETIM lat.tar. praevisĭo,ōnis < praevidēre 'ver antes, perceber, descobrir'

b) Organização
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de organizar(-se).
  2. 2.
    composição, estrutura regular das partes que constituem um ser vivo.
  3. 3.
    p.ana. entidade que serve à realização de ações de interesse social, político etc.; instituição, órgão, organismo, sociedade.
  4. 4.
    ordenação das partes de um todo; arrumação.
Origem
⊙ ETIM organizar + -ção

c) Comando
substantivo masculino
  1. 1.
    ato ou efeito de comandar; controle.
    "perder o c. da situação"
  2. 2.
    poder, função, área de competência ou posto de comandante.
    "era ele quem detinha o c."
  3. 3.
    mil B unidade, conjunto de unidades, organização ou área territorial sob o comando de um militar.
  4. 4.
    p.met. mil B órgão que controla uma unidade de operação; órgão encarregado de determinada missão.
  5. 5.
    p.met. mil B a sede ou local de funcionamento do referido órgão.
  6. 6.
    mil grupo autônomo constituído e treinado para executar missões rápidas e perigosas; destacamento autônomo.
    "um c. de paraquedistas"
  7. 7.
    p.ana. grupo de ação estratégica.
    "um c. sanitário"
  8. 8.
    p.met. membro de um comando.
  9. 9.
    fig. primeiro lugar; frente.
    "o carro azul estava no c. da prova"
  10. 10.
    aer designação de qualquer elemento de controle do avião.
  11. 11.
    eng.mec conjunto dos órgãos que transmitem o movimento em uma máquina; processo de fazer funcionar certos mecanismos.
    "c. a distância"
  12. 12.
    inf sinal enviado pelo usuário a um programa ou sistema operacional com o objetivo de iniciar, finalizar, modificar ou controlar de alguma forma a execução do programa ou de uma operação.

  13. Origem
⊙ ETIM regr. de comandar

d) Coordenação
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de coordenar(-se).
  2. 2.
    ato de conjugar, concatenar um conjunto de elementos, de atividades etc.
    "a c. entre os diversos setores de uma empresa"
  3. 3.
    gram processo ou construção em que unidades linguísticas (palavras, sintagmas, frases, períodos) de função equivalente são ligadas numa sequência; os termos coordenados podem ser justapostos e, na escrita, separados por vírgula (p.ex.: sala ampla, confortável ) ou ligados por conjunção coordenativa (p.ex.: sala ampla e confortável ).
Origem
⊙ ETIM lat.tar. coordinatĭo,ōnis 'coordenação'

e) Controle
substantivo masculino
  1. 1.
    ato ou efeito de controlar(-se).
    • monitoração, fiscalização.
      "c. da taxa de colesterol"
    • poder, domínio ou autoridade sobre alguém ou algo.
      "o c. de detentos"
    • domínio da própria vontade, das próprias emoções; autocontrole, equilíbrio.
      "indignado, perdeu o c."
  2. 2.
    p.met. instituição, órgão, setor etc. ao qual compete monitorar ou fiscalizar.
    "comunicar-se com o c."
  3. 3.
    tec dispositivo ou mecanismo interno destinado a comandar ou regular o funcionamento de máquina, aparelho ou instrumento.
    "c. de segurança"
  4. 4.
    capacidade de reagir de imediato em determinadas situações, por meio de reflexo motor, ou por habilidade.
    "perdeu o c. do veículo"
  5. 5.
    inf função que estabelece o curso das operações ou do sistema de processamento de dados.

  6. Origem

  7. ⊙ ETIM fr. contrôle 'lista, rol, registro em duplicata'

  8.  3. Diferencie eficiência de eficácia.
    "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com: 
  9. -menos recursos
  10. –menos tempo 
  11. -menor orçamento 
  12. -menos pessoas
  13. -menos matéria-prima
  14. -etc…
  15. "Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".
  16.  4. Segundo a teoria da motivação humana de Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. Explique essas necessidades, também conhecidas como Pirâmide de Maslow.
  17. hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
    Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
    • necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
    • necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
    • necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;[1]
    • necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
    • necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
    É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

  18. 5. A liderança está presente em muitos momentos de nossa vida. Faça um texto (de 20 a 40 linhas) descrevendo a importância da liderança na administração.

  1. Fazer um organograma do funcionamento do Clube de Desbravadores, em todos os seus níveis (nacionais e mundiais), destacando o seu Clube.
  2. Defina planejamento e sua importância dentro do Clube de Desbravadores
  3. Elabore o planejamento anual das atividades do seu Clube, inclusive o planejamento das Classes Regulares e Avançadas, contendo metas, estratégias, planos de ação e formas de controle das etapas do planejamento. Executar esse planejamento por, pelo menos, 6 meses.
  4. Defina método MASP e discorra sobre a importância da constante análise dos problemas que enfrentamos no Clube e a busca por soluções.
  5. Encontrar uma história bíblica que mostre a importância da administração.

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